Manutenção industrial: o que é e qual sua importância?

 em Blog

A gestão da manutenção desempenha um papel fundamental na gestão de ativos industriais. O objetivo de desenvolver e implementar um programa de manutenção não se limita à realização de atividades de reparo de rotina, você deve considerar o gerenciamento adequado da integridade do equipamento ao longo de seu ciclo de vida. É sempre melhor investir em manutenção para lidar com os problemas agora do que esperar até mais tarde, quando a situação pode se tornar ainda mais cara e complicada de lidar.

A manutenção é frequentemente descrita como o gerenciamento e execução de atividades que garantem o desempenho geral da planta e a confiabilidade do equipamento seja alcançada. Desde a minimização dos custos de tempo de inatividade até a eliminação de paradas não planejadas, uma estratégia de manutenção sólida pode fornecer vários benefícios. A gestão da manutenção tem o desafio de manter os equipamentos e serviços da planta disponíveis em condições operacionais adequadas.

Importância da manutenção da planta

O escopo e a importância da manutenção podem variar dependendo do tipo de planta e de sua produção. Desnecessário dizer que a quebra do equipamento pode levar a uma perda inevitável de produção. Quando ocorre uma grande quebra de máquina em uma fábrica de produção em série, todo o processo de produção é interrompido. Como resultado, a empresa pode sofrer uma perda imediata de produtividade e uma perda de milhares de dólares por hora.

Benefícios da manutenção

Vamos dar uma olhada em alguns dos objetivos e benefícios de ter um plano de manutenção eficaz:

• As práticas de manutenção recomendadas podem ajudá-lo a estender a vida útil da planta e do maquinário, desacelerando o processo de desgaste.
• Você também pode minimizar a perda que pode ocorrer devido a paradas de produção.
• A manutenção irá garantir a prontidão operacional do seu equipamento necessário para fins de emergência em todos os momentos.
• A inspeção regular o ajudará a minimizar os riscos no local de trabalho e melhorar os padrões de segurança.
• Isso o ajudará a melhorar a eficiência operacional da fábrica e a qualidade dos produtos.

Em um ambiente competitivo, sua planta deve operar de maneira eficiente e o tempo de inatividade não deve interromper as execuções de produção. Para atingir tais condições, você deve desenvolver e implementar uma estratégia de manutenção eficaz que possa planejar, controlar e dirigir todas as atividades relacionadas à manutenção.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

vedacaoanel de vedacao