Quais são os tipos de acoplamentos industriais?

 em Blog

O acoplamento se enquadra em duas categorias principais: Flexão de material e flexibilidade mecânica. Os tipos de materiais flexíveis obtêm sua flexibilidade alongando ou comprimindo um material resiliente, como borracha, ou flexionando discos ou grades metálicas finas. Os acoplamentos flexíveis de material não requerem lubrificação, com exceção dos acoplamentos de grade.

Os acoplamentos flexíveis mecânicos aceitam desalinhamento devido ao balanço, rolamento ou deslizamento de superfícies de metal. Todos os acoplamentos flexíveis de metal mecânicos requerem lubrificação.

Acoplamentos flexíveis

Os acoplamentos de flexão de material normalmente não requerem lubrificação e operam em cisalhamento ou compressão e são capazes de aceitar desalinhamento angular, paralelo e axial. Exemplos de acoplamentos flexíveis de material são acoplamentos de mandíbula, luva, pneu, disco, grade e diafragma.

Acoplamento de pneu

Esses acoplamentos têm um elemento de borracha ou poliuretano conectado a dois cubos. O elemento de borracha transmite torque em cisalhamento.

Reduz a transmissão de cargas de choque ou vibração.
• Alta capacidade de desalinhamento
• Fácil montagem sem cubos móveis ou equipamentos conectados
• Operação de velocidade moderada a alta
• Ampla faixa de capacidade de torque

Acoplamento de disco

O princípio de operação do acoplamento a disco tem o torque transmitido através dos elementos flexíveis do disco. Ele opera por meio de tensão e compressão de segmentos de corda em um círculo de parafuso comum aparafusado alternadamente entre o lado acionado e o lado acionado. Esses acoplamentos são compostos de dois cubos, dois jogos de disco e um membro central.

Acoplamento de luva

O acoplamento de luva transmite torque baixo a médio entre os equipamentos conectados em cisalhamento por meio de um inserto elastomérico com estrias macho que combinam com estrias de cubo fêmea. O material do inserto é tipicamente EPDM, Neoprene ou Hytrel e o inserto pode ser um projeto de uma ou duas peças.

• Desalinhamento moderado
• Amortecimento de torção (vibração)
• Flutuação final com ligeira folga axial
• Torque baixo a médio, aplicações de uso geral

Acoplamentos Flexíveis Mecânicos

Os acoplamentos flexíveis mecânicos aceitam desalinhamento devido ao balanço, rolamento ou deslizamento de superfícies de metal. Todos os acoplamentos flexíveis de metal mecânicos requerem lubrificação.

Exemplos de acoplamentos de flexão mecânica são acoplamentos de engrenagem, grade e corrente de roletes.

Acoplamentos de engrenagem

Os acoplamentos de engrenagem transmitem a maior quantidade de torque que qualquer acoplamento flexível. Cada acoplamento consiste em dois cubos com dentes da engrenagem externa coroada. Os acoplamentos de engrenagem requerem lubrificação periódica dependendo da aplicação. Eles são sensíveis a falhas de lubrificação, mas se instalados e mantidos corretamente, esses acoplamentos têm uma vida útil de 3 a 5 anos e, em alguns casos, podem durar décadas.

Acoplamentos de rede

Os acoplamentos de grade consistem em 2 cubos com fenda radial que se engrenam com uma tira serpentina de aço de mola. A grade fornece amortecimento de torção e flexibilidade de um elastômero, mas a resistência do aço. Os acoplamentos de grade transmitem o torque e acomodam o desalinhamento angular, paralelo e axial de um cubo para o outro por meio do balanço e deslizamento de uma grade cônica nas ranhuras do cubo correspondentes.

Acoplamentos da Voga

Conheça alguns dos acoplamentos que a Voga oferece:

Acoplamentos AG

Os acoplamentos ACRIFLEX® AG são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre eles, de borracha sintética de elevada resistência à abrasão.

Acoplamentos AE

Os acoplamentos ACRIFLEX® AE são compostos de apenas 3 elementos. Duas engrenagens com dentes de perfil especial em ferro fundido e uma luva externa em resina super poliamídica, oferecendo o máximo de vantagens em sua utilização.

Acoplamento de grade elástica AT

O acoplamento de grade elástica ACRIFLEX® T, consiste em dois cubos de aço inteiramente usinados, grades elásticas em aço liga mais os elementos de blindagem; tampas, guarnição e anel de vedação.

Acoplamento AM

Os acoplamentos ACRIFLEX® AM são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre eles, de borracha sintética de elevada resistência à abrasão.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

bucha industrial