Retentores: o que são e quais seus tipos?

 em Blog

Os retentores são peças indispensáveis para a indústria. Possuem diversos tipos de aplicações e promovem a vedação de eixos rotativos, sendo largamente utilizados para a construção de máquinas, veículos e equipamentos. Aliás, podemos dizer que tudo o que se movimenta de maneira mecânica, necessita de um retentor.

Existem os mais variados tipos de retentores e eles, normalmente, são fabricados de borracha e metal. Neste artigo, a Voga vai explicar o que são retentores e quais são os principais tipos.

Para que serve o retentor?

Como o próprio nome sugere, o principal objetivo dos retentores é o de reter óleos e graxas de motores ou equipamentos que realizam movimentos rotativos. Além disso, os retentores também são responsáveis por realizar uma vedação, impedindo que aconteça a entrada de poeira, sujeiras ou qualquer tipo de impureza no equipamento.

Essa proteção do retentor ocorre com o equipamento parado ou em funcionamento e deve suportar as mais diversas variações de pressão e temperatura.

Partes do Retentor

Para que um retentor funcione corretamente, é fundamental que ele seja composto pelas seguintes partes que vamos descrever na sequência.

Vedação principal

A principal parte de um retentor é o lábio. Ele é responsável por reter o fluído quando o eixo se encontra na condição estática ou dinâmica.

Mola

Sua função é compensar a carga radial que é exercida sobre o eixo.

Vedação auxiliar

Uma proteção extra, também conhecida como guarda-pó, que protege a vedação principal contra poeiras, areia, sujeiras etc.

Diâmetro externo

Tem a função de realizar a interferência entre o alojamento e o retentor.

Tipos de retentores

Existe uma enorme variedade de retentores que são indicados para cada tipo de equipamento. Aqui, vamos citar os principais tipos que você pode encontrar no mercado.

• Radiais com pequenos diâmetros
• Radiais com grandes diâmetros
• Fabricados em borracha nitrílica
• Retentores em PTFE
• Com metal
• Reforçados
• Com carcaça
• Em borracha
• Cassete

Retentores é na Voga

Se a sua empresa precisa de retentores, tenha como parceira uma empresa com tradição e especializada em vedações e retentores. Entre em contato com a Voga e converse com nossos especialistas. Eles irão ajudar você a encontrar as melhores soluções.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

como funciona o sistema de vedacao industrialGraxetas e suas funções